2008/08/13

Casa do Conselho Castro Daire

Como nasceu a Casa do Concelho de Castro Daire (em Marvila). O seu verdadeiro Obreiro Manuel Gonçalves Amorim, (Arcos de Valdevez) a quem se devia fazer uma Homenagem, no dia do Aniversário da Casa C. Daire. A realizar-se no dia 14 de Dezembro no aniversário da mesma a quem desde já felicito. Era o mínimo, que a Casa C.C Daire podia fazer.Visto este Homem que durante um Ano promoveu e fez passar para a comunicação social, a criação da Casa do Concelho e o Concelho.
Neste período apareço, eu, José da Silva Moreira, (lugar da Relva), Acácio Luís (Lugar de Pepim) tendo-nos reunido pela primeira vês, a 07 de Junho de 1991 no Restaurante sito junto do Hospital da Cuf - Lisboa, tendo como propriedade o Acácio Luís, o Gumercindo Oliveira Martinho, (lugar Outeiro Pepim) - (já Faleceu), David Ferreira, (Lugar da Relva). A 14 de Dezembro de 1991 é feito a Escritura em Castro Daire onde o Presidente da Câmara João Matias (já Falecido) confraternizou com um grupo de Castrenses que se deslocaram ao Cartório de Castro Daire. Dai para cá esta Casa muito cresceu com vários Inventos; dou como exemplo: a Castro Daire Abraça Lisboa, a criação de um Rancho Folclórico, assim como outras numerosas actividades quer desportiva, quer Cultural, bem como a criação de uma boa amizade entre todos de então; A razão da minha preocupação como Sócio desta Prestigiada Casa é ver uma casa sem movimento, sem castrenses, sem o calor Humano desta gente. Sem actividades e com umas Instalações soberbas e só com um pequeno Bar, (Arrendado) e só esperando pelos apoios monetários em vez de se preocuparem com um vasto ser Humano que residem na Grande Cidade que é Lisboa também em arredores de Lisboa; Peço a todos os Castrenses a visitarem a casa do concelho e participarem nos Assembleias-gerais e apoiarem as Direcções, só assim seremos capazes de promover e divulgar o nosso prestigiado Concelho; Trazer de volta os jovens e Mulheres para os Órgãos Sociais, Ter uma visão de desenvolvimento para os produtos da nossa Região, superior aos dos actuais; Pedir aos nossos Governantes, mais iluminação, mais estradas, mais segurança, melhor saneamento em todas as Aldeias e Freguesias do Concelho de Castro Daire, apoiar todo o tipo de desenvolvimento, ou seja o Pequeno e Grande Comércio; Fazer-mos com que o nosso concelho tenha representatividade na Assembleia da República, etc. para que tenhamos um maior desenvolvimento em todo o concelho; Não esquecendo todo o apoio, que eu – José Moreira, sempre tive da Câmara Municipal de Castro Daire, e das Juntas de Freguesias de Castro Daire e de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila, Jornal de Noticias de Castro Daire e na Rádio Limite de Castro Daire e a empresa Guedes, bem como de alguns Comerciantes. Para todos, o meu muito Obrigado. É meu dever, denunciar e comunicar a todos os castrenses os bons e maus momentos da nossa casa. Deixo aqui um repto à direcção actual um maior empenho, para que no futuro tudo volte à normalidade. A ideia de criar a Casa do Concelho de Castro Daire surgiu quando o Sr. Manuel Amorim, aos microfones da Rádio RR e Antena Um, passava a mensagem: “Vamos criar a Casa do Concelho de Castro Daire”. Perante isto, suscitou-me um certo interesse em querer participar nesta iniciativa. Assim, eu juntamente com o Sr. Amorim, juntámos mais três pessoas, num café, para passarmos à prática um projecto de criação desta prestigiada instituição. Nesta reunião, ficou estabelecido que eu seria o coordenador das reuniões uma vez que era o único que vivia na Freguesia, ou seja, eu teria que agregar associados Castrenses e directores para a futura comissão administrativa e, posteriormente, arranjar local para as reuniões, que passaram a ser realizados no Salão de Festas do Vale Fundão, cedido gratuitamente pela Junta de Freguesia de Marvila. A partir daqui surgem associados suficientes para fazermos a escritura, em 14/12/1991, realizada no Cartório de Castro Daire, com a Presença do então Presidente da Câmara de Castro Daire, João Matias, e do Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Romão Martins. É a partir deste momento que se realiza a primeira Assembleia Geral e são nomeados os primeiros órgãos sociais, tendo a minha pessoa ficado como vice-presidente da Direcção. Enquanto órgão social desta instituição dei o meu contributo para a criação de vários projectos, tais como: uma festa anual designada por “Castro Daire abraça Lisboa”; uma secção desportiva; um grupo de Teatro, um rancho, etc. Todas estas actividades começaram a ser divulgadas no “Notícias de Castro Daire”, o jornal regional de Castro Daire, bem como no Jornal de Marvila. Estas notícias faziam eco à minha pessoa. Em 1997, esta Casa passou a ter a sua Sede Social, que se situava e ainda se situa no Vale Formoso de Cima n.º 94/92, tendo esta sido inaugurada por mim.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite não me leve a mal de eu ter escolhido a Csa do Concelho de Castro Daire, para fazer o meu comentário, talvez por me ser mais adquado a mim pelo facto de ter um rancho, e essa actividade estar enraizada dentro de mim.
O seu blog está espectacular, quase não tenho palavras para o descrever, está muito simples mas muito afectivo, muito realista, muito sincero, é pena que nem toda a gente pensa como nós, agradeço-lhe como uma Amiga em prol de todo o trabalho que tem feito em prol da cultura e das Associações por onde tem passado e agora também pela Junta de Freguesia de Marvila.
Os meus sinceros Parabéns e desejo de muita força de vontade para continuar com os seus sonhos e antes de tudo que os concretize.
Foi fazer questão de lhe visitar muitas vezes, e quem sabe pedir ajuda para criar um blog.Nos encontraremos neste pequeno Grande Mundo.Beijinhos... ; - ) Fatinha40.hi5.com

bruno lopes disse...

Ola,venho aqui dizer que sinto imensas saudades do rancho onde aprendi a dançar,a fazer amizades, a ter grandes amizades.
Quero que saibam que tenho saudades dos velhos tempos de dançar com vôçes e ter grandes aventuras,nunca me esqueço de vôçes,porque estive mesmo na Madeira de ferias e lembrei de voces e quero ajudar este rancho a crescer cada vez mais e não deixar ele ir abaixo.tenho saudades vocssas comprimentos a todos os meus grandes amigos que conquistei quandfo estive ai e para os outros tambem que estao a fazer por tudo que este rancho não va a baixo,um GRANDE ABRAÇO A VOÇES TODOS, estou com voçes em tudo,algo que precisarem contem comigo.
Abraço a todos.