2009/02/17

Gazeta das Beiras entrevista Autarca da Freguesia de Marvila

José da silva Moreira, da aldeia da Relva, conselho de Castro Daire, Vogal da Cultura da Freguesia de Marvila em Lisboa, contou a sua Experiência Autárquica no executivo da Junta de Marvila.
José Moreira_ Esta minha experiência no executivo da junta tem sido muito interessante para mim, não só pela missão que tenho no meu Pelouro da Cultura que abrange outras áreas de intervenção, mas por ter contacto com várias instituições e pessoas de vários estratos sociais. Estando ligado a várias instituições, onde em algumas ocupo o cargo de Presidência tem sido uma mais valia enquanto cidadão comum. Considero-me um Castrense original, f ui sócio fundador da Casa do Conselho de Castro Daire, sócio fundador da Associação dos Bairros Alfinetes e Salgadas, sócio fundador da Associação para o Desenvolvimento da freguesia das Monteiras em Lisboa (actualmente sem actividades), ocupo outros cargos noutras associações.
Gazeta da beira_ Conhecemos José Moreira como bom Regionalista, tem realizado vários eventos culturais, mas por vezes também tem gerado alguma polémica sobre a sua pessoa, isso deve-se a quê?
J.M_ Eu não tenho notado essa polémica. Se existe alguém que considera polémicos certos actos que tenho assumido capaz de ser pelo que tenho realizado em prol da comunidade. Sou Vogal da Cultura na Junta de Marvila, onde me tenho dedicado de alma e coração. Se por vezes não tenho realizado melhor trabalho será pela falta de experiência como é natural.
G.B_ Este ano 2009 é tempo de eleições, pensa candidatar-se a um novo mandado em algum cargo político?
J.M_ Eu, neste mandado que está a terminar, concorri como independente. Nas próximas eleições ainda não tenho nada decidido. Já fui sondado por algumas forças politicas, mas ainda não tomei nenhuma decisão. Mas se os eleitores me quiserem para qualquer cargo, de certeza que não vou dizer que não.
G.B_ Como afirmou, considera-se um Castrense Original. Neste mês de Fevereiro vai haver eleições na Casa do Conselho de Castro Daire, vai concorrer a essas eleições?
Como vê a situação actual dessa Casa?
J.M_ Fui sócio fundador desta Casa, que já foi uma casa regional com muito prestigio no meio Regionalista em Lisboa. Mas na Casa de Castro Daire, nestes últimos três anos, não se tem visto trabalho realizado, quando muita coisa poderia e deveria ser feita. Não sei se é falta de bairrismo dos seus dirigentes, ou outras coisas mais. Já tenho dialogado com muitos Castrense, afirmando-lhe o meu apoio, mas actualmente não tenho condições para ocupar nos seus Corpos Sociais derivados às várias ocupações que tenho.
G.B_ Sendo natura da Relva, agora com alguma experiência no poder local autárquico, como vê o progresso na sua terra? J.M_ Tenho visitado várias vezes a minha terra. Tenho reparado que esta terra nunca teve tanto desenvolvimento com agora com a Presidência de Américo Silva na Junta de freguesia de Monteiras. Quem por ali passa vê muita obra realizada e outras estão a realizar-se. É sentida a falta de saneamento em várias aldeias, mas isso é mais da competência da Câmara de Castro Daire, que no meu ponto de vista já poderia ter feito mais.
Manuel C.Santos(jornalista)

Sem comentários: