2009/02/05

Voluntariado Solidário

É um conjunto de acções de interesse social e comunitário e de forma desinteressado por José Moreira no âmbito de um projecto, público, e sem fins lucrativos A Gebalis está implementar, na área social o projecto “Gebalis Solidária”. Este projecto visa a promoção do voluntariado como forma de desenvolvimento da cidadania activa de uns e, ajudar a minorar as necessidades de outros, dirigidas às populações residentes nos bairros por ele geridos. Começamos por facultar formação inicial de Voluntariado, nos dias 03 e 10 de Dezembro a 24 de 2008.
22 da empresa e dois do exterior, tendo como parceiro e facilitador da formação a Associação Coração Amarelo.
Após esta formação criamos a bolsa de Voluntariado da empresa que conta já com 15 voluntários inscritos. Realizamos também uma acção de formação para Gestão de Projectos de Voluntariado, nos dias 15 e 16 do corrente mês de Dezembro, ministrado pela Inculcar, onde participaram 10 técnicos da Gebalis e 7 da Associação Coração Amarelo. Associação Coração Amarelo Criada no ano de 2000, assenta a sua actividade no trabalho de Voluntários com o objectivo principal de apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente as mais idosas. A formação foi ministrada pela Dra. Maria Helena Cadete, que é Licenciada em Ciências Políticas e Sociais. Tem exercido a profissão de Enfermeira e trabalha com idosos desde 1970. Há várias décadas que se dedica ao voluntariado, sendo presente Vice-presidente da Direcção Nacional da Associação Coração Amarelo. Acerca da Inducar, é uma organização de direito privado, que tem como objectivo central a promoção da educação não formal e, através desta, da integração social. Define-se, fundamentalmente, como uma organização profissional de prestação de serviços a todas as organizações e instituições que reconheçam na educação não formal um contexto pedagógico alternativo e eficaz. A formação teve a participação de dois formadores: Filipe Pinto (coordenador), Licenciado em Gestão, tem colaborado continuamente com várias organizações da sociedade civil como formador, na áreas do desenvolvimento pessoal, relações humanas, liderança e animação comunitária, cidadania, participação, voluntariado nacional e internacional e aprendizagem intercultural; Luís Castanheira Pinto, Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e Mestre em Educação e Sociedade, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, exerce desde 1998 funções como formador e consultor internacional no domínio da educação não forma. É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.
O Voluntariado esta ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações. Traduz-se num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotora Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

Sem comentários: