2011/05/31

Festa em Honra de Santo António

BAIRRO DOS ALFINETES E SALGADAS, EM MARVILA - LISBOA
 Festas em Honra de Santo, nos dias 10, 11, 12 e 13 venham conviver connosco.  
Santo António é o mais adorado entre os fiéis.
São João é considerado o santo principal dos festejos dos Bairros dos Alfinetes e Salgadas, tanto é que festa leva o seu nome. Mas quem faz sucesso mesmo é Santo António, principalmente entre as solteiras. Depois que ganhou fama de casamenteiro, ele ganhou milhares de seguidoras por todo o Mundo.
No entanto, a fama não o livrou dos maltratos dos seus devotos, sobretudo por quem acredita que tais métodos garantem um par ideal. As torturas são variadas, desde deixar a imagem virada para a parede ou colocá-la no congelador,   tirar o menino Jesus dos seus braços, até afogar o santo dentro de um copo-d’água ou amarrar uma corda em seu pescoço.  
Os maus-tratos se popularizaram a partir de uma história contada, segundo a qual uma jovem se apegou ao santo na esperança de arrumar um bom casamento. Por mais que ela orasse e fizesse as penitências, o pretendente não surgia. Um dia, revoltada, ela jogou a imagem do santo pela janela, atingindo um jovem que passava. Resultado: os dois se apaixonaram e se casaram.  
Além da fama de casamenteiro, Santo António tem uma forte relação com a prosperidade e a protecção. A fama e os milagres realizados pelo santo são tanto que apenas 11 meses após sua morte, em 13 de Junho de 1231, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Ele também é invocado como protector de coisas perdidas, para cura de doenças, conversão das pessoas e defender contra as tentações do maligno.
Pães DE SANTO ANTÓNIO -  Muitos fiéis recorrem ao santo para não faltar comida em suas casas. A distribuição de pães pela igreja no seu dia representa a fartura e prosperidade. Os pães são guardados pelos fiéis junto aos cereais da casa.   
A história do Pão de Santo António remonta a um fato curioso. António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia.  
 Santos ligados ao aos Bairros: 
SANTO ANTÓNIO  – 13 de Junho: protector e defensor dos pobres, casamenteiro e no sincretismo corresponde as nossas presses.
 Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes.
Esta iniciativa só e possível, faz, devido ao apoio dos moradores e de alguns pequenos comerciantes, com também a Câmara Municipal  Lisboa e Junta de  Freguesia  de Marvila e a Igreja de São Maximiliano Colbe.  

Sem comentários: