2011/06/15

A Festa de Santo António

Esperando como sempre, pela caridade dos  Moradores destes  dois  bairros vamos  levando por diante esta iniciativa ,apoiada exclusivamente pela Junta de Freguesia de Marvila- Lisboa onde outras têm muito mais responsabilidade e não o querem fazer.Sendo que a C.M.L nos, sede o Palco e associação paga o transporte  da colocação do mesmo. Como também o apoio da P.S.P, onde pagamos gratificação cujo o valor e a mesma que paga, mas aqui este é bem entregue, pois sem a devida segurança não seria possível realizar este invento, com a qualidade que
todos os moradores merecem leva-nos a crer que outras iniciativas,como esta Festa dos Santos Populares a C.M.L deveria de nos apoiar como aos moradores,como sabemos outras são muito bem apoiadas. Se não fossem, alguns moradores e Comerciantes esta Festa em Honra do nosso padroeiro nestes dois bairros Alfinetes e Salgadas não se realizavam. Entendo que o poder local, como parte integrante dos bairros e todo o seu edificado (património) lhes pertence, deveriam apoiar as associações, e deixarem-se de fazer promessas, pois não é quando se ganha as eleições que se compromete apoiar em subsídios, que poderia rondar 20 mil euros,em projectos que até a data, não passou de intenções. Sendo assim esta e outras associações,vão ficando pelo caminho,pois quem deveria ajudar, não o faz a não ser aos grandes,interesses económicos.
Deixando que a classe média baixa, não tenha os mesmos direitos, por isso devem respeitar as instituições locais e os mais desfavorecidos.
Não e por acaso que uma Freguesia como a nossa, tem muita gente, de apoios de inserção social e rendimentos mínimos, sendo que os HABITUAM a este estado lamentável.
Como tem vindo a fazer, a C.M.L que apoia as instituições para que associações, não paguem o empréstimo do Palco, Licença de Ruído, utilização do espaço publico!!
Quem o faz e a junta de Freguesia, senão os valores do empréstimo de um palco, para a Cultura e Desporto são elevadissimos, como todos o bem sabem foi publicado em Diario Municipal. 
Como podemos comprovar, como são feitos este trabalho nestes bairros, só de caridade, com o apoio de todos os moradores.Esta iniciativa foi realizada nos Bairros Alfinetes e nos dias 10, 11, 12, e 13. Em relação a manutenção do Nicho de Santo António não temos tido qualquer apoio, todo o arranjo exterior e interior desde 2000
tem sido responsabilidade desta associação,cujo os valores são bem altos. Entendo também aqui a C.M.L têm responsabilidade na sua manutenção pois tem   um projecto municipal, e a mesma nada tem feito, nem questionado, pois foi inaugurado, na altura pelo Sr. Presidente Dr.João Soares
cuja a responsabilidade foi da vereadora da Cultura, Drª Alexandra Gonçalves. Sendo que todo o trabalho passou pelas minhas mãos como responsável e presidente desta associação de moradores.
Tendo a Junta de Marvila e a Igreja de São Maximiliano Kolbe uma peça fundamental,cuja a sua referencia do Sr. Frei Franco e Sr. Frei Domingos, pessoas destas e que são precisas nesta freguesia Marvila-Lisboa,e não de oportunistas como tem sido o caso.
Sendo que por vezes temos que nos justificar perante outros, em meu nome e em nome da associação de moradores. Entendo expôr o custo do Santo Antonio que esta colocado no Largo das Roseira na Rua Artur Duarte, em Marvila-Lisboa, em que o valor do mesmo com se pode comprovar foi de duzentos e trinta e cinco Contos, (235.000.00) como também o valor da Bandeira comprada em Braga que foi de Oitenta e um e seiscentos e vinte cinco Contos, 81.625.00) as compras foram feitas na Casa dos Terços de A. Teixeira Fernandes & Filho, L. da, Braga. Como tudo na vida quem trabalha e vê o seu esforço recompensado  até a data valeu a pena.
 Pena é que muitos que ladram não fazem o mesmo, pois teríamos uma
sociedade mais justa e honesta.Com a colocação deste Nicho neste local teve um impacto muito recusável, pois na altura a CML fez-se um esforço acrescido. Ai se fez um Jardim com um passeio muito bom. Também ouve arranjo de passeios e de Pracetas e na Iluminação Publica, nessa altura o bairro das   Salgadas teve uma mais-valia. 
 "Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa"                        

Sem comentários: