2013/01/25

Pretendemos dar vida a Freguesia de Marvila-Lisboa

Nós tratamos dos nosso jardins.
E disto que o meu povo gosta, jardins bem cuidados Projecto que vai nascer no Bairro dos Alfinetes, Marvila-Lisboa, mais propriamente na Rua Carlos Gil, composta por 16 lotes, albergando 192 famílias.
No âmbito da Empreitada 08/GEBALIS E/2012 – Manutenção e Conservação de Espaços Verdes nos Bairros da Zona Oriental de Lisboa (2012-2013), adjudicada pela GEBALIS-Gestão de Bairros Municipais de Lisboa EEM, em Março de 2012, à empresa ISS – PLANTIAGRO – Construção e Manutenção de Espaços Verdes, Lda., foi consertado em fase de negociação da citada empreitada a realização de Campanhas de Sensibilização e Formação da População Moradora para a Responsabilidade Ambiental, como uma mais-valia a acrescentar ao procedimento de manutenção de espaços verdes. Assim, foi delineado entre as duas empresas a construção e implementação de um projecto dirigido à população do Bairro dos Alfinetes. A designação do projecto “Nós tratamos do nosso jardim!” aparece como uma afirmação, de apropriação das três entidades possíveis: trata a GEBALIS, que é quem gere o bairro, trata a empresa prestadora do serviço e tratam os moradores, utilizadores do espaço.
Com este projecto pretende-se ligar a manutenção do espaço à consciência de cidadania e responsabilidade ambiental de todos os envolvidos. O projecto está pensado para ser implementado durante um ano, de Janeiro de 2013 a Janeiro de 2014, começando com algumas acções de sensibilização sobre o tema, estando também já pensadas algumas acções de rua, para as quais, se conta com a participação muito activa de todos os moradores do bairro. Até ao momento o projecto conta com uma grande aceitação e disponibilidade por parte das instituições do bairro, nomeadamente, a GEBALIS, e a ISS – PLANTIAGRO, com o envolvimento e participação da Associação de Moradores dos Alfinetes e Salgadas, Escola de Capoeira Beija Flor. Associação Família Amiga (AFA), Farmácia Marvila e alguns moradores da Rua Carlos Gil, que já se disponibilizaram para colaborar com o projecto. É intuito também do projecto, tentar captar a atenção e apoio da Junta de Freguesia de Marvila, e da Câmara Municipal de Lisboa, através da participação de alguns departamentos, uma vez que se pretende um trabalho de parceria. No final do projecto espera-se que todos os moradores da Rua Carlos Gil, tenham muito orgulho em morar neste bairro e nesta cidade. A realização deste projecto irá igualmente funcionar como piloto, com a pretensão de depois poder replicar noutras zonas da cidade.

Sem comentários: