Vejamos o que eles pedem uma vez mais...
Aqui também concordamos com algumas normas para a Habitação, sendo que em alguns casos devíamos ser mais arrojados. Indo ao ponto de quem estraga pagar. E quem não paga descontar nos apoios e nos Ordenados. Como é do conhecimento de V. Exas., o Regulamento do Conselho Municipal de Habitação — aprovado pela Assembleia Municipal de Lisboa e publicado no 1º suplemento ao Boletim Municipal nº 930 de 15 de Dezembro de 2011 — no nº 2 do artigo 15º, refere que a designação dos representantes das organizações de moradores, com assento neste Conselho Municipal, será feita de acordo com proposta a aprovar em reunião da Câmara Municipal, ouvidas as organizações representadas. Assim, com vista a instalar este Conselho Municipal e no seguimento do deliberado nas reuniões preparatórias dos dias 6 e 7 de Fevereiro, decorridas na Sala do Arquivo dos Paços do Conselho, e dos respectivos representantes designados, mais uma vez estamos de acordo. E daqui para a frente, que será ouvido, penso eu como no passado, as associações locais seram ignoradas…
A definição de cultura não é uma realidade pacífica. Infelizmente, tenho uma noção como vou tentar simplificar, podemos dizer que a cultura é o conjunto de elementos que uma pessoa aprende ao longo da sua vida. Estes elementos variam desde a língua à religião, passando pela arte e pelo modo de ver ou seja, todos os padrões de comportamento que uma pessoa aprende. Não pensem, no entanto, que uma pessoa partilha exactamente a mesma cultura do seu vizinho até ao mais pequeno detalhe! Por exemplo, comer coiratos (pele de porco raspada depois de se queimar o pêlo) assados acompanhados de vinho tinto faz parte da cultura portuguesa, mas nem todos os portugueses comem coiratos - por causa da religião, modo de vida, gostos pessoais, etc. Por vezes estas distinções no modo de vida podem, inclusivamente, ser agrupadas em zonas:costumes
Mas bom, dizem-me agora, se a cultura é tão difícil de definir e tão abstracta, como é que pode ser criada para dar credibilidade aos povos do Criador? Para começar, é preciso não esquecer que o objectivo específico da nossa tarefa. Ou seja, a cultura vai ser o resultado das escolhas que o Homem faz para organizar a sua vida face ao que o rodeia.Para terminar, é preciso recordar que a cultura não é um amontoado de valores, ideias e instituições que podem ser separados e atirados cada qual para a sua categoria, mas um sistema complexo de elementos coordenados e perfeitamente integrados.
Sem comentários:
Enviar um comentário