2010/03/17

Limpar Portugal

Uma iniciativa que nasceu há 6 meses, de uma ideia de três amigos que se juntaram e pensaram num projecto essencialmente para limpar as florestas Portuguesas. Ao passarem muitas vezes por matas lindíssimas, que o nosso Portugal nos oferece para desfrutar e que estão tão mal cuidadas, deparam com certos monos, e entulho que as pessoas sem saberem que poderiam depositar nos sítios certos, para elas era mais fácil deitarem em qualquer lado, e com uma agravante esses mesmas pessoas mal informadas pensavam que além de deitarem fora o que já não lhes servia ainda tinham que pagam. Pois existem vários Ecopontos onde podem depositar esses monos, e varias lixeiras próprias para os entulhos. Foram limpas várias florestas em Portugal, com ajuda dos habitante locais, que se disponibilizaram na ajuda. Tem vindo a ensinar aos habitantes dos locais por onde tem passado, que as florestas são para serem preservadas, de todas a maneiras.
Fizeram lhes ver e entender que se as florestas tiverem limpas não existe tanto o perigo de as nossas florestas arderem totalmente, como tem vindo acontecer nos últimos anos, pelos fogos posto (da maldade do ser humano). Por outro lado perversas as florestas e bom para o ambiente, e valorizarem o meio ambiente no qual vivemos. Para que possam ser vistas com outros olhos por quem lá passa. Lembro que muitos Peregrinos que vão a Fátima a Pé deparam-se todos os anos com florestas totalmente degradas, sujas, e ardidas. Não seria muito melhor esse Peregrinos ao irem a Fátima a Pé passarem por florestas limpas, desimpedidas cheirar, ar puro e limpo das florestas. Claro que seria agradável, quando voltasse-mos a Caminhada um ano depois e vermos o Caminho limpo. Este projecto não poderia ficar só nas zonas florestais, alargaram o projecto limpar Portugal a todas as cidades, Rios e Vales, nos tempos não muito longínquos, havia Guarda-rios, consiste num objectivos a protecção, sobretudo ao longo dos cursos de água e suas margens, assim como, preservar o corço dos rios de água e também protegiam toda a especie de peixes, como por exemplo a Truta. O patrulhamento destas zonas servia igualmente para obter informação útil com vista a posteriores acções de salvaguardar as  Florestas. Os meus Pais sempre disseram a seus amigos o que era ser guarda-florestal no Parque Nacional de Florestas. A verdade é que sempre apoiei, a floresta, mesmo vindo a ser operadora Fabril (Nacional) da qual lá trabalhei cerca de 30 anos. Todas as crianças fantasiam nas belas montanhas, a guarda dos mesmos. E, melhor ainda, em estradas que estavão degradadas nós andava-mos a pés acima de tudo havia uma boa camaradagem entre o Guarda e os habitantes da Aldeia. Hoje vejo essas estradas como minhas jóias mais preciosas, mais adequadas a realidade. No Continental, pode ser perigosas e muito difíceis de percorrer. É geralmente barulhento, mas a paisagem é sempre gira e muda a cada estação, a saída dos pássaros e vinda de outras espesses de animais. As estradas foram planejadas e construídas por pessoas que, nas gerações passadas, apreciavam o meio ambiente. O admirável trabalho em qualquer ponto das rochas, acima, abaixo e em todos os lados, é prova cabal dessas pessoas. Não é tarefa fácil conservar as estradas livres, pois o mato e muito e as limpezas não são feitas, dai a dificuldade de serem transitáveis e seguras, certamente não para os fracos de coração. A Mãe Natureza mandou-nos de tudo em 
meus anos. Inundações, incêndios, tempestades de raios, pequenas explosões, nevascas, avalanches, rajadas de vento totalmente fora dos mapas geográficos, montes de neve do tamanho de Gibraltar. A boa notícia é que agora é que vai ser tanto uns como os outro era uma profissão, que os Habitantes respeitavam. Trabalharam afincadamente neste projecto, onde em cada cidade, existe um coordenador, onde esta sempre em contacto com os incentivadores deste projecto para que resulte 100%. No dia 20 de Março de 2010 todas as cidades e freguesias deste País pequenino que é Portugal iram limpar o nosso querido cantinho onde cada um reside, para que fique mais bonito, mais limpo, e mais respirável. Depois desta iniciativa espero que cada um de nós dê mais valor ao ambiente, ao lugar onde moramos. Se todos contribuir-mos a separar o lixo, a não deitar-mos papéis e Beatas de Cigarro, para o chão, e usar-mos os ecopontos, viveremos melhor.

           Temos que preservar o que é nosso….








Sem comentários: