2010/04/29

Cultura Popular

Saída de Lisboa, as 08horas depois de um convite anterior de grupo Musical, OS Toca á Tocar, fomos ao Concelho de Castro Daire, Lugar da Relva de onde sou natural. A Associação Cultural e desportiva da Relva, organizou o 10.º Festival de Concertinas, foi um grande invento Cultural e Musical pois estavam, lá Gente de vários pontos do País.
O Grupo Toca a Tocar sediado em Lisboa Marvila, no Bairro dos Alfinetes, associou-se a mais esta festa. Filipe Martinho é natural de Castro Daire Lugar de Cotelo e um jovem com muito talento, acompanhado por mais um jovem Daniel Sousa natural de Arcos de Valdevez, a residir em Lisboa Marvila, no Bairro do Condado, estes dois jovens também fazem parte de Ranchos Folclóricos, (ACULMA E ARCOS DE VALDEVEZ) sediados em Lisboa.
Contactos futuros podem contactar, para os seguintes Nº Telm 963054922 Filipe Martinho, ou Daniel Sousa 917706135 " Os Toca a Tocar"
Invento realizado pela associação da Relva, da qual eu também sou sócio. N.º 137. Ao encontrar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Dr. José Fernando Carneiro Pereira acompanhado da sua Esposa, juntamente com o Vice-Presidente Dr. Luís Paiva Lemos, tive o prazer de abordar vários temas como por exemplo a festa a decorrer nesta Aldeia, Relva.
Como também a situação da Casa do Conselho de Castro Daire e o apoio que deveriam dar, a festa que se realiza todos os anos na Mata do Vale do Fundão em Marvila. "Castro Daire Abraça Lisboa" Também falamos sobre a situação do Conselho e das Freguesias, e de muitos conterrâneos que vivem na Freguesia de Marvila, na qual abordamos os apoios aos mesmos, raramente são notícia, senão vejamos o que acontece a muitos que fazem trabalhos voluntários em várias instituições, pergunto o que fizeram?... Pois os que aqui vivem são muitos e têm mostrado uma Paixão enorme pelo seu concelho, mas os seus Órgãos representativos nas Assembleias, nada tem feito pelo seu deslocamento que fazem por esse mundo a fora. (um exemplo, o poder Autárquicas, podiam enviar um postal a todos os seu Filhos que vagueiam por esse mundo, hoje temos a possibilidade, de fazer saudações pela Net a todos os cantos). Muitos destes conterrâneos ao longo destes anos tem promovido e ajudado o desenvolvimento do nosso Concelho, em Marvila onde temos muitos responsáveis de várias instituições desportivas e culturais e nos órgãos de soberania, aquilo que se conhece têm tido uma boa prestação.
A Câmara de castro Daire devia de valorizar aos seus conterrâneos que em tempos tiveram que abandonar a sua terra natal, para poderem ter uma vida mais condigna, mas que nunca se esquecem das suas origens e voltam sempre a sua terra Natal.
Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo provavelmente num Concelho diferente do nosso.
Se conservem também, como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou, com tudo o amor e carinho.

Sem comentários: